5 passos para acabar com o descontrole financeiro da sua empresa!

por | 30 nov 2018 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Acontece em muitas empresas: bagunça. E acabar com o descontrole financeiro é um grande desafio.

Há empresas que estão rumando ao precipício e, nesse caso, essa é uma das coisas mais urgentes a se fazer para recuperá-la. Você ficaria chocado se soubesse que, na maioria das situações, não são necessários empréstimos ou investimentos gigantescos: um pouco de organização resolveria boa parte do problema.

Automatizar processos vai acabar com o descontrole financeiro!

A partir da adoção do ERP S4 da Sidicom, você vai melhorar a comunicação entre as informações de cada um dos processos do setor financeiro da empresa por meio da automatização de processos.

Este é o principal investimento para acabar com o descontrole financeiro na sua empresa. O que o sistema faz?

  • Controle contas a receber e contas a pagar

A palavra de ordem aqui é organização. Tenha uma gestão completa dos débitos por data (tanto do que já venceu quanto o que vai vencer), faça o fluxo diário de caixa para ter previsão de disponibilidade financeira para autorizar o pagamento de despesas com a consciência tranquila. Organize também a renegociação de débitos.

  • Mantenha um histórico de contato e agendamento de cobranças

Este passo também refere-se à organização e só será possível após você retomar o controle de contas a receber e contas a pagar, pois terá um rankings de clientes com pagamentos em atraso e dívida total de clientes. Você saberá quais são os valores que estão em aberto e poderá elaborar um cronograma de cobrança.   

  • Tenha um correto controle de caixa e contas bancárias

Controle da movimentação detalhada das contas de banco e de caixa, com cálculo do saldo. Toda despesa, receita, transferência entre contas e movimentações de valores tem que ter seu lançamento atrelado a uma conta de banco ou caixa. Além disso, faça a conciliação dos lançamentos e saldo das contas de banco através da leitura automática do extrato bancário.

  • Centralize a emissão de boletos bancários

É possibilitada por um maior controle de cobrança bancária. Invista na emissão de boletos bancários diretamente pelo sistema, logo após a emissão da nota ou num segundo momento. Geração do arquivo de remessa para registro de cobrança no banco. Processamento do arquivo de retorno do banco para liquidação automática dos títulos pagos.

  • Balancete de resultados automatizado

Abandone a planilha automatizando o balancete de resultados. Tenha um sistema que automatize relatórios comparativos entre períodos, que permita ao gestor financeiro ter visão de contas detalhada (contas analíticas) ou resumidamente (contas totalizadoras).


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.