Controle de inventário: você pode estar fazendo isso errado!

por | 22 nov 2019 | Gestão de Estoque, Gestão Empresarial | 0 Comentários

Para fazer um controle de inventário eficiente, é preciso: mantê-lo atualizado e com dados precisos.

Entretanto, sabemos que isso é um grande desafio, mas que faz toda a diferença para qualquer empresa.  

Além disso, possibilita controle sobre o processo de compra de uma empresa, trazendo vantagens que vão desde aumento do lucro até melhoria na relação com o cliente.

O que é controle de inventário?

Trata-se de uma prática que consiste basicamente na identificação, classificação e contagem de todos os produtos armazenados em estoque. 

Ou seja, serve para conferir se as informações são as mesmas dadas conforme registro de entrada e saída de cada produto.

Entretanto, para que o processo seja eficiente, é preciso ter um controle detalhado do estoque, evitando assim possíveis prejuízos financeiros.

Controle de inventário: por que automatizar o processo?

O controle de inventário automatizado evita falhas humanas, explorando todo o potencial do seu negócio em gestão eficiente. 

Além disso, existem três notáveis melhorias que você não deve ignorar:

  • Identificação de problemas: Você tem a possibilidade de identificar erros precocemente. Por exemplo: avaria em excesso, pedidos errados ao setor de compras e equívocos como esses.
  • Maior precisão no processo de venda: O controle de inventário é a maneira mais eficiente de manter um bom serviço de entrega e empacotamento. Caso contrário, você não tem controle do que foi vendido e entregue, e tudo vira uma bagunça.
  • Elimina o desperdício: O controle de inventário ajuda você a ter um processo de compra consolidado e isso faz com que você elimine o desperdício e a avaria. 
  • Trabalhando com a sistemática do estoque mínimo, você não vai comprar além da sua demanda (transformando seu dinheiro em produtos parados no estoque) ou então perder lotes por vencimento do prazo de validade.

Sabe quem pode ajudar a automatizar o processo de inventário? O ERP S4 da Sidicom!

Se você quer automatizar o processo de inventário e usar o ERP para aumentar vendas, você precisa contatar a Sidicom. 

Ele é um sistema de gestão de processos internos que: 

  • Contagem de estoque total ou parcial com uso de aplicativo que roda em celulares e tablets, ou de forma manual, através de digitação;
  • Conferência de diferenças entre contagens realizadas, destacando divergências até que sejam corrigidas;
  • Geração automática dos ajustes de estoque, pela comparação entre as contagens do físico apurado na contagem contra o estoque do sistema;
  • Cálculo do valor das diferenças (ajustes);
  • Acompanhamento da evolução desses ajustes;
  • Emissão de inventário, valorizado pelo custo médio, preço de compra ou preço de venda.

Conheça o ERP S4 da Sidicom e saiba mais sobre gestão de processos internos por meio de um sistema completo, moderno e eficiente. 


A Sidicom: 30 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.