Há gargalos de produção na minha indústria. E AGORA?

por | 11 out 2018 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Lentidão ou falhas em processos internos ocasionam atrasos e defeitos na entrega ao cliente. Ou, pior ainda, falta do produto para venda: tudo isso são sintomas de gargalos na logística interna de estoque ou no processo de produção.

Gargalos na produção industrial

São os problemas que ocorrem diretamente na linha de produção. Pode ser uma sobrecarga em alguma de suas etapas, um equipamento que precise de ajuste ou um colaborador que esteja enfrentando dificuldades devido à falta de treinamento ou aptidão.

Suponhamos que uma fábrica de equipamentos esportivos consiga produzir 100 pesos por dia. Mas a montagem das barras dá conta de apenas 80. O gargalo, nesse caso, está na montagem das barras.

Mas não se restrinja à análise dos equipamentos, máquinas e componentes. As causas geralmente costumam ser humanas. Vejamos o exemplo de uma indústria de auto peças: a principal máquina da linha de produção tinha um componente muito caro que quebrava regularmente. A sua substituição, além de onerosa, deixava parada a produção por quase três dias.

Depois de uma análise crítica de todo o circuito, viu-se que o funcionário que deveria verificar semanalmente o estado de um rolamento não o fazia. Esse pequeno rolamento, quando atingia um certo desgaste, ocasionava todo o problema. Sua substituição demora no máximo 10 minutos. A implantação de um check list de manutenção através do agendamento de tarefas no sistema de gestão resolveu o problema.

Gargalos na logística de estoque

São os que não estão relacionados com a linha de produção, mas com os processos que vem antes e depois disso. Podemos destacar os seguintes:

  • Compras: saber qual o giro e demanda (ou estoque mínimo) de cada insumo é fundamental, pois a falta de um pequeno componente, embalagem ou rótulo inviabiliza a produção ou entrega de um produto.
  • Armazenamento: produtos estocados sem uma boa organização demandam mais tempo para serem encontrados. Isso penaliza etapas posteriores. O endereçamento do estoque é a forma mais eficiente.
  • Inventário: é importante um cuidado contínuo em realizar inventários totais ou parciais, para atestar a veracidade das informações sobre o estoque dos insumos.
  • Conferência da separação: após a separação física dos produtos que vão ser entregues ao cliente é importante fazer uma conferência, para ver se o que foi separado é o que o cliente pediu. De preferência isso deve ser feito via leitura do código de barras.
  • Faturamento: um processo de faturamento ágil é fundamental, pois ele pode colocar em xeque tudo o que foi feito antes. Automatize com um sistema de gestão empresarial integrado (ERP), que conduza toda a tramitação, desde o pedido do cliente até o faturamento.

Qual é a melhor forma de contorná-los?

Buscar evitar esses gargalos tem que ser uma prática frequente. Implementando uma gestão eficiente de processos, principalmente no que tange controle de estoque e matéria-prima.

Identificá-los é o primeiro passo. Colete o máximo de informações possíveis sobre ele, estude cada uma das etapas da sua linha de produção, descubra quanto trabalho está sendo empregado em cada uma delas e chegue a um ponto específico: a causa do gargalo.

Há muitas causas possíveis. Mas a principal delas é a ineficiência nos processos. Para evitar e eliminar gargalos, você precisa de processos muito bem delimitados e consolidados.

Como o ERP S4 ajuda você a evitar gargalos?

Ele é o responsável por ajudar você a administrar melhor todos os recursos e estabelecer uma organização.

Além de tomar conta da logística de estoque e da produção, ele pode conduzir todos ou os principais processos, desde o controle dos insumos, passando pela orientação das compras, produção e armazenagem, até a conferência dos produtos separados e faturamento para o cliente. Clique para saber mais.


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.