Como ter uma empresa de sucesso: 5 dicas que ninguém contou quando você resolveu empreender

por | 5 abr 2018 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Saber como ter uma empresa de sucesso é nada fácil no Brasil. Isso porque, em 2017, houve recorde do número de empresas criadas. Ao mesmo tempo, 60% das empresas fecham as portas até o seu segundo ano. Diante de um contexto como este, é essencial aprender como  ter uma empresa de sucesso.

Como ter uma empresa de sucesso

Embora não exista fórmula secreta, algumas características são comuns aos empresários bem-sucedidos que aprenderam como ter uma empresa de sucesso: adaptar-se ao cenário econômico vigente, não agir por impulso e ter um planejamento sólido são alguns dos passos que você deve seguir para buscar estabelecimento no mundo do empreendedorismo.

Mas, infelizmente, são conselhos simples que todo mundo só aprende na prática. Então, nós preparamos uma lista das dicas que ninguém contou quando você decidiu empreender.

(Vale a pena prestar muita atenção! Pode ser seu bote salva-vidas)

Tenha uma rotina organizada

Organização no mundo dos negócios nunca é demais. Parece simples, mas é uma verdade clássica. Com um planejamento consistente, você consegue prever os seus movimentos e dará seus próximos passos com muito mais segurança. Um bom empreendedor precisa manter uma boa gestão de todos os setores. E para isso, organização é fundamental.

Preste atenção na escolha dos sócios

Para entender como ter uma empresa de sucesso, a troca de ideias e opiniões é fundamental. Melhor ainda se você puder fazer isso entre os sócios. Buscar pessoas com os mesmo valores e objetivos que você é imprescindível para que a parceria dê certo, mas escolher uma pessoa com uma experiência diferente da sua pode ser a chave para o sucesso.

Sua equipe tem coisas importantes a dizer

Você deve estar disponível para ouvir parceiros, colaboradores e fornecedores se quiser saber como ter uma empresa de sucesso. Todos eles ajudam a formar o seu negócio e todos têm uma visão diferente do que é ótimo e do que precisa melhorar. Estimular a equipe a participar também faz parte dessa atitude.

Mantenha sempre o foco

Um negócio já pode começar errado quando o empreendedor abraça uma ideia da qual não gosta, que o mercado não está pronto para receber ou até mesmo porque o empresário tem vários interesses e não consegue dar foco em nenhum. Para não ter que abandonar o barco, o melhor é ter um objetivo claro desde o início.

Gestão de pessoas importa (e muito):

Investir em pessoas é realmente fator decisivo para descobrir como ter uma empresa de sucesso. No entanto, fazer isso é mais complexo do que parece, pois vai além do investimento em recursos, mas também no bem-estar dos seus colaboradores. Todo empreendedor bem sucedido deve saber liderar a sua equipe de trabalho.

Saiba priorizar seus investimentos

A maioria dos empreendedores iniciantes não sabe por onde começar a investir. Por isso, é necessário identificar por quais áreas você deve começar. Lembre que Marketing e Recursos Humanos devem ser priorizados, pois estão ligados à captação de clientes e capacitação de funcionários – fatores decisivos para o sucesso da empresa.


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.