Ferramentas de gestão: Cinco situações em que o ERP salvou sua empresa

por | 23 out 2017 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Muitas vezes, uma ferramenta de gestão eficiente basta para salvar uma empresa: do caos, da falta de organização e processos, da falta de gestão, do prejuízo, que podem chegar aos casos mais extremos, da temida quebra e falência.

Neste conteúdo, listamos cinco situações em que o ERP foi a ferramenta de gestão que salvou sua empresa. Talvez nada disso tenha acontecido com alguns de vocês. Mas, com certeza, foram percalços na história da maioria dos empresários.

Veja aqui cinco situações em que o ERP foi a ferramenta de gestão que salvou sua empresa:  

1 – Produtos estavam sumindo do estoque

Lembra quando alguns produtos se perdiam e só “re-apareciam” dias depois?

Às vezes, ficavam perdidos para sempre. Também houve as ocasiões em que você não se deu conta de que eles estavam sumindo.

O ERP foi a ferramenta de gestão aliada que você precisava: acabou com estas situações e salvou sua empresa da bancarrota.

2 – Você não sabia muito bem quando era o momento de comprar matéria-prima

Essa falta de planejamento fazia com que, frequentemente, você fosse obrigado a parar de produzir durante uns dois dias.

Ao contratar uma ferramenta de gestão como o ERP, você conseguiu manter o ritmo de produção sem interrupções, implicando em melhorias para o processo como um todo, de ponta a ponta.  

3 – Havia muito desperdício

Você não sabia quando comprar, então comprava muito para não faltar.

Operando neste sistema, perdeu alguns lotes pelo prazo de validade vencido.

Se o desperdício fosse um hábito por muito mais tempo, seu prejuízo seria imenso.    

4 – Não tinha dados concretos sobre vendas e margem de lucro

Sem ideias de o quanto lucrava e de que forma, não precisamos descrever muito o cenário do seu futuro.

Sua empresa não teria saúde financeira por muito tempo.

Ao contar com o ERP como uma ferramenta de gestão, você passou a ter relatórios completos de vendas e margem de lucro.

O que ajuda na hora de posicionar o produto com preço competitivo no mercado.    

5 – Dependia sempre do mesmo fornecedor

Até que chegou naquela quinta-feira em que ele não pôde te atender.

E você perdeu inúmeras oportunidades de venda por não ter aquele produto para oferecer naquele dia.

E nem no próximo. Talvez naquela semana toda.

O ERP organizou sua rotina de compras, permitindo – portanto – que você melhorasse sua relação com o fornecedor e até fizesse um catálogo com todos eles.  


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.