ERP para indústrias: compare processos e melhore sua gestão

por | 19 jun 2017 | Gestão Empresarial

Se você é empresário do ramo industrial ou trabalha nele e está pensando em melhorar os processos de sua companhia, saiba que um bom sistema de gestão empresarial, também conhecido como ERP, é fundamental para conseguir tais melhorias.  Preparamos um comparativo para ilustrar o quanto o ERP para indústrias potencializa bons resultados, em termos de produtividade, descrevendo como ocorrem os processos na companhia com ERP para indústrias e como ocorrem estes mesmos processos nas empresas que não contam com um sistema de gestão para indústria.

Mas antes disso, veja o que temos para você: Clique aqui para fazer o download de uma Planilha de Controle de Fornecedores.  

INDÚSTRIA

1 – VENDA

COM ERPSEM ERP
Comissões e metasAs comissões, tanto dos vendedores quanto dos representantes, são calculadas de forma automatizada, evitando equívocos no momento do pagamento. Todo o processo é feito de forma manual. É necessário manter uma equipe para controlar adiantamento de comissões, prorrogar ou parcelar. Tudo isso, além de ser caro, aumenta a margem de erro.
Conferência de PedidosConferência do pedido é realizada separadamente, confrontando o que foi separado daquilo que consta no pedido. O processo é feito por leitura de código de barra e aponta se há diferença entre os produtos. Além disso, ele indica o nome de quem fez cada conferência. É necessário manter uma equipe de pessoas responsável por conferir os pedidos.

Às vezes, algum item da conferência pode passar despercebido.

Registros são feitos de forma manual, ficando a cargo de quem faz a conferência e, não raro, sobrecarregando-o.  

Consignações Controle de consignação de produto feita aos clientes. Além de controlar as movimentações e saldo no relatório específico, o sistema controla o retorno.  Além de ser obrigado a manter uma equipe de pessoas controlando as consignações, será necessário controlar e comparar manualmente o fluxo de remessa feita e retornada, dando margem aos erros de percurso.
Cotações Faz orçamentos relacionando produtos e clientes que não estão no sistema. A partir do momento em que a compra é efetuada, ele transforma automaticamente este orçamento em pedido. Todo o processo precisa ser feito manualmente, além de não ficar armazenado e nem contar com um amplo banco de dados de produtos.

Você pode se interessar por esses posts:

Controle de movimentação de estoque: evite problemas com seus produtos

Gestão de compra e estoque – como a tecnologia pode ajudar minha empresa hoje?

Distribuidoras com ERP x Distribuidoras sem ERP: compare os processos


2 – COMPRA

COM ERPSEM ERP
Conferência de CompraHá um rigoroso controle de tudo o que foi comprado. Controle automatizado, feito por código de barra e lote do produto. Aponta eventuais diferenciações na relação PEDIDO x ENTREGAO controle é feito manualmente por uma equipe que você terá de manter apenas para essa função.

Ao contar com um processo manual, equívocos podem ocorrer.

Conferência de FreteControle e conferência entre conhecimento de fretes e nota fiscal. Evita pagamento em duplicidade.Você designa um funcionário para fazer esse controle, o que pode acabar saindo caro.
Conhecimentos de Fretes Contempla plenamente as exigências fiscais do Sped, fazendo amarração entre conhecimento de frete e as notas de clientes e fornecedores.Processo terá de ser feito de forma analógica.
Custo e margem Controla rigidamente o custo médio do produto, além de emitir relatórios com uma grande variedade de parâmetros e realizar atualizações automatizadas sempre que necessário. O controle é feito em planilhas, por meio do controle de um planilhista.

Basta um equívoco em qualquer anotação e o resultado será desastroso. Não há reaproveitamento de dados inseridos: se você quiser um relatório, todo o trabalho será refeito.

3 – PRODUÇÃO

COM ERPSEM ERP
Demanda e ReposiçãoO ERP para indústrias controla toda a demanda e o fluxo de entrada e saída de produtos. Quando há necessidade de reposição de matéria prima, o sistema alerta. É necessário manter um controle de matéria prima para saber quando você terá demanda de reposição. Se não há controle, você sofrerá com a falta de produto em estoque na hora de alguma venda.
Lotes e ValidadesEle monitora os lotes e os prazos de validade. De forma muito simplificada, é possível ter essas informações armazenadas em um banco de dado para utilizar sempre que precisar. Com muita frequência, o produto é demandado mas está vencido e há um grande contratempo a ser derrubado para conseguir entregar o produto ao consumidor.
Modelos de ProduçãoControla todo o processo de produção, fazendo um roteiro prévio para garantir êxito na execução dos produtos. Se não há execução de um roteiro, o processo é realizado às cegas e há um grande risco de haver erros de percurso.
Ordens de ProduçãoO sistema cria ordens de produção para monitorar o processo. Falta de insumos, controle de perda e quantidade de matéria prima. Você inicia o processo de produção, mas não tem como assegurar que ele será concluído em tempo hábil, pois não tem controle de insumos e matéria prima e nem monitora o processo.

4 – ESTOQUE

COM ERPSEM ERP
Cadastro de ProdutosÉ possível manter um padrão de cadastramento, para facilitar conferência automatizada. Ele pode ser feito com códigos de barra. As conferências, neste caso, são feitas com leitores específicos ou smartphones.  Não dispor de um sistema de cadastramento padronizado implica em desorganização e dificulta o processo de balanço de estoque e conferência. Isso facilita fraudes e sumiço de produtos e matéria prima.
Conferência de ComprasTudo o que é adquirido passa por um controle antes de entrar para o estoque. Uma vez que você automatiza esse processo, o sistema aponta eventuais conflitos, como produtos errados, evitando equívocos na entrega ou problemas de logística. Frequentemente, há erros com entrega errada. Muitas vezes, inclusive, nem o próprio estoquista consegue constatar o erro por haver embalagens muito parecidas entre si, mas que não são do mesmo produto.
Conferência de Vendas Todo produto que é demandado por meio de venda sai do estoque e sua retirada é controlada pelo ERP para indústrias. Dados como quem retirou e quando são armazenados. Além disso, o sistema evita que o produto errado seja encaminhado para a entrega, a partir da conferência feita por código de barras. Se não há um controle adequado do fluxo de saída de um produto, não há como ter dados de venda.

Além disso, o produto errado pode ter sido retirado do estoque e ir para a entrega. O que acaba com a credibilidade da empresa.

Custo e MargemEmite relatórios apontando quais produtos têm saída e quais não. Baseado nisso, permite ajustar preços para que sua empresa seja mais competitiva no mercado. Além disso, com um alto controle de estoque, o desperdício e avaria inexistem, os custos caem e a margem de lucro aumenta.  Custo e Margem são dados obtidos apenas por empresas que contam com rígido controle de fluxo de estoque.

A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.


ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.