Melhorar o engajamento entre colaboradores: confira dez dicas valiosas

por | 23 mar 2017 | Gestão Empresarial

Quer sua equipe trabalhando com paixão e comprometimento? Confira dicas de como melhorar o engajamento entre colaboradores.

Pessoas são a chave do sucesso de qualquer empresa. Por trás de uma equipe que sente-se reconhecida, valorizada e feliz ao desempenhar suas tarefas, há líderes empenhados em aperfeiçoar o engajamento entre colaboradores. Estes, por sua vez, sentem-se satisfeitos com seu ambiente de trabalho e produzem com mais entrega e paixão.

O resultado de progredir o engajamento entre colaboradores é sempre benéfico para a empresa. É como se toda a equipe trabalhasse com o mesmo pensamento do dono: com sentimento de pertencimento. Desta forma, estará comprometido em manter a saúde da empresa.

Confira abaixo dez dias para melhorar o engajamento entre colaboradores:

Melhorar o engajamento entre colaboradores: Seja um líder inspirador

Comece sendo um líder que inspira. Amar seu trabalho e comprometer-se verdadeiramente com seus objetivos profissionais constituem o primeiro passo para ser um líder admirado. Leve sempre em conta que o líder deve ser aquele que melhor sabe servir os demais membros de sua equipe.

Tenha interesse pelo bem-estar do colaborador

Tenha interesse sobre como melhorar a vida do colaborador dentro da empresa. Procure saber o que é sucesso para cada um e qual é a melhor forma de reconhecer o trabalho que desenvolvem. Melhorar o ânimo de seus colaboradores é sempre um ótimo investimento.

Envolva-se com os projetos em andamento

Dar atenção ao trabalho de cada um mostra seu empenho em aprimorar o engajamento entre colaboradores. Faça-os compreender que seu trabalho é, sim, muito importante para a empresa e mostre que você se interessa pelas tarefas que eles desenvolvem.

Converse pessoalmente

Fale cara a cara com seu colaborador para saber sobre o seu trabalho. Mostre que está sempre a disposição para ajudar no que for preciso. Comunique-se de forma mais humana. Deixe os e-mails e mensagens apenas para quando realmente for necessário.

Seja criativo nas reuniões

Procure formas criativas de passar suas mensagens durantes as reuniões e evite encontros pesados. Faça com que os colaboradores divirtam-se e passem bons momentos durante as reuniões. Só assim o clima será leve, produtivo e resultará na melhoria do engajamento entre os funcionários.


Você pode se interessar por esses posts:

Como os processos colaborativos em empresas podem melhorar sua gestão

10 dicas para gerenciar crises na empresa

Tecnologia nas empresas: 8 ferramentas para otimizar a gestão do seu negócio


Invista em uma pesquisa de clima corporativo

A pesquisa de clima corporativo é uma excelente aliada para melhorar o engajamento entre colaboradores, seja diante de uma situação problemática ou mesmo para quem construiu um ótimo ambiente de trabalho e se preocupa em mantê-lo. Um departamento pessoal estruturado saberá como realizar uma pesquisa de clima organizacional de forma eficaz.  

Dê autonomia aos funcionários

O controle excessivo das tarefas é um inimigo do alto engajamento. Ao ter sua liberdade podada, o colaborador acredita que é impossível ser pró-ativo e jamais se sentirá parte da empresa. Deixe-o trabalhar do seu jeito, e ele se sentirá motivado e engajado.  

Forneça feedback regularmente

Faça com que o colaborador saiba do resultado de seu trabalho. Não abra mão dos elogios sempre que estiver satisfeito com a entrega. Dicas de melhoria e incentivo também costumam funcionar bem para aprimorar o engajamento entre colaboradores.   

Mantenha uma cultura voltada para pessoas

Deixe claro para seus funcionários que cada um deles importa. Um ambiente de trabalho onde pessoas sabem que são valorizadas e que seus anseios estão entre as preocupações de seus superiores é muito mais produtivo e faz com que funcionários sejam muito mais engajados.  

Reconheça o trabalho realizado e recompense-o

Sempre que tiver um bom resultado, elogie a equipe responsável pelo projeto e procure recompensar. Remuneração de acordo com o mercado e bons benefícios são um ótimo combustível para aperfeiçoar o engajamento entre colaboradores. Mas não abra mãos dos incentivos, pois são eles que darão aquele gás extra na busca pela superação.


A Sidicom: 27 anos de história e de desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial. ERP para empresas com gerenciamento de filiais! Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.


ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.