Dicas de empreendedorismo criativo: como começar uma empresa de sucesso investindo pouco?

por | 16 mar 2017 | Empreendedorismo

A Economia Criativa faz com que as pessoas encarem o processo de empreender com mais liberdade e paixão. Confira dicas de empreendedorismo criativo para tirar aquela ideia do papel sem gastar muito

O empreendedorismo criativo é um assunto abordado em todos os lugares: nas leituras que fazemos, palestras que assistimos, workshops e cursos. Como todo elemento em ascensão, atualmente seu conceito tem sido amplamente difundido. Ele é o resultado de um vácuo de mercado percebido há pouco tempo: demandas emergentes da exploração do comércio de nicho – outro conceito amplamente difundido nos últimos tempos, que compreende exigências de públicos específicos, esquecidos antes da internet.

Com novos públicos para explorar, crescem as opções para empreender e também o anseio de começar um negócio: o que demanda criatividade por parte do novo empreendedor. Mas você sabe de tudo isso e sente-se perdido, não sabe por onde começar e precisa de dicas de empreendedorismo criativo para ver aquela ideia genial ser concretizada e, melhor ainda, sem gastar muito, vale a pena observar alguns aspectos.

Confira dicas de empreendedorismo criativo para começar uma empresa de sucesso investindo pouco:

Saia de sua zona de conforto

Para ter ideias criativas e rentáveis, é necessário acumular experiências. Conviver com diferentes pessoas, profissionais de diferentes áreas e conhecer diferentes lugares são ótimas práticas para manter-se inspirado. Viajar é um ótimo impulsionador da criatividade: pois permite vivências diferenciadas que fazem com que a pessoa reformule sua forma de interpretar processos e produtos. Enfim, potencializa a transformação da compreensão de mundo. Leia diferentes revistas, interesse-se por assuntos fora de sua zona de conforto.  

Aprenda com erros e acertos dos outros

Considerar relatos de experiências semelhantes, talvez, a mais relevante entre as dicas de empreendedorismo criativo. Pois é possível, a partir da observação, absorver todas as lições que episódios de fracasso e cases de sucesso proporcionam, em termos de know how. Procure ler e ouvir relatos, buscando sempre absorver o que se encaixa entre suas expectativas e anseios. Reflita sobre tudo o que não deu certo, pois tudo isso também servirá de inspiração.


Você pode se interessar por esses posts:

Dicas para novos empresários: o que você precisa saber para ter sucesso

Dicas para administração de empresas: organização e aumento de produtividade

Gerenciamento de filiais: o segredo para ser o melhor


Planeje-se

Peça-chave entre as dicas de empreendedorismo criativo. Para diminuir os riscos de fracassar, frustrar um sonho e ainda perder dinheiro, é fundamental estudar aspectos de mercado, delinear descrição de seu público-alvo, definir os serviços a serem oferecidos e elaborar processos. Itens como analisar o mercado, estabelecer metas, segmentar seu produto e articular um bom posicionamento e elaborar estratégias de venda também devem aparecer detalhadamente em seu planejamento.     

Fique atento às tendências

Parece fácil, mas manter-se atualizado numa época na qual as informações circulam em ritmo acelerado pode ser um diferencial. Procure saber sobre todas as novidades do mercado, da tecnologia e de inovação – é de onde você terá inspiração para polir sua ideia inicial. Além disso, as tendências apontam as demandas de mercado e trabalhar sempre observando-as aumenta suas chances de êxito.  


A Sidicom: 27 anos de história e de desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial. ERP para empresas com gerenciamento de filiais! Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.


ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.