Cinco passos para melhorar a logística de distribuição da sua empresa

por | 10 mar 2017 | Gestão Empresarial

Em tempos de concorrência crescente em todos os setores, saiba melhorar a logística de distribuição de sua empresa garantindo uma experiência positiva que fideliza clientes e aquece as vendas.

Melhorar a logística de distribuição de uma empresa é algo que deve estar constantemente na pauta de discussão de empresários e gestores. Diagnosticar problemas no processo com o intuito de resolvê-los, elaborar plano de distribuição que reduza o impacto ambiental, ou mesmo desenvolvendo maneiras modernas e sustentáveis de encurtar a distância entre fornecedores e o consumidor final podem transformar a logística de distribuição num diferencial de seu empreendimento.  

Dicas para melhorar a logística de distribuição

Os resultados de melhorar a logística de distribuição são benéficos para o processo como um todo: gera satisfação e garante feedback positivo para a empresa, fideliza clientes e aquece vendas. Já o contrário disso, ou seja, realizar os processos de distribuição sem o mínimo de análise e planejamento, pode acarretar em aumento de custos e perdas financeiras, além de ocasionar erros de processo, tais como atrasos, carga incompleta ou errada, troca indevida de endereços, etc. Tudo isso resulta em, entre outros problemas, desistência por parte de compradores, e inevitável difamação da empresa.

Conheça cinco passos para melhorar a logística de distribuição de sua empresa:

1 – Planejamento prévio de estoque  

Manter o controle de estoque em dia é sempre o ideal, pois evita que algum produto fique com vendas estagnadas e, consequente dinheiro parado. Baseado nisso, manter mecanismos que mantenham demanda e estoque em equilíbrio é um dos passos para melhorar a logística de distribuição em qualquer companhia.  

2 – Considere a terceirização

Essa palavra gera medo nos empresários e gestores pelo custo. No entanto, ao desenvolver cálculo detalhado, muitas empresas podem ganhar muito – em termos financeiros – ao fazer essa contratação. Isso porque a alternativa à terceirização é manter uma frota própria, cujas demandas são: manter uma equipe de profissionais treinados para transporte e entrega, manutenção com veículos, combustível, multas, impostos, seguros, e muitos outros. Antes de desconsiderar a terceirização, vale fazer um estudo detalhado sobre este tópico.


Você pode se interessar por esses posts:

Tecnologia nas empresas: 8 ferramentas para otimizar a gestão do seu negócio

Como os processos colaborativos em empresas podem melhorar sua gestão

7 livros sobre administração de empresas que você precisa ler


3 – Analise todas as opções disponíveis

No Brasil, o transporte rodoviário é muito comum e altamente difundido para transportar mercadorias. No entanto, cada empresa/produto tem suas particularidades e, às vezes, escolher outras alternativas, como avião, trem e embarcações pode resultar em redução de custos e melhoria de prazos e oferta de embalagens mais adequadas. Não cogite vetar opção alguma apenas baseado no senso comum: antes, analise se ela não é a mais adequada para sua empresa e não hesite em reformular a estratégia caso seja vantajoso.

4 – Elabore roteiros e mapas de entrega

Elaborar um roteiro detalhado da entrega, reunindo dados importantes para o processo é um passo imprescindível para melhorar a logística de distribuição de sua empresa. Este roteiro, ou mapa, pode ser feito com periodicidade mensal. Nele, devem constar informações como distância que o produto percorrerá, o prazo de entrega, dados do destinatário e o valor da compra. Visualizando tais dados, é possível organizar prioritários e tornar o processo mais inteligente. O ERP S4, sistema de gestão empresarial oferecido pela Sidicom, garante suporte nessa etapa, criando roteiros de entrega com base nos dados inseridos no sistema.

5 – Invista em um software  

Investir em um sistema de gestão empresarial facilita muito os processos corporativos, reduz imprevistos, praticamente anula os possíveis equívocos humanos e, como consequência, melhora a logística de distribuição. O ERP S4 traz a garantia de processos dinâmicos e muito mais ágeis.   


A Sidicom: 27 anos de história e de desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial. ERP para empresas com gerenciamento de filiais! Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.


ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.