7 livros sobre administração de empresas que você precisa ler

por | 17 jan 2017 | Empreendedorismo

A administração de empresas exige empenho diário e reciclagem constante de conhecimentos. Para estar sempre por dentro das novas tendências e fazer com que seu negócio prospere, é importante estar com a leitura em dia. Livros sobre administração de empresas devem ser os seus maiores companheiros de cabeceira.

Nada melhor do que unir o prazer da leitura com o engrandecimento oferecido pelo aprendizado, não é mesmo? Quem diz que livros sobre administração de empresas são chatos, maçantes ou obsoletos está redondamente enganado. Neste post, listamos 7 obras importantes para todos os profissionais da área.

Por ser uma área ampla, é importante estar por dentro de todos os aspectos da administração.

Confira nossas dicas de livros sobre administração de empresas:

1. Marketing nas Mídias Sociais em 30 Minutos, Susan Gunelius

A Revista Exame colocou o livro como primeiro lugar no quesito Marketing e Redes Sociais. Marketing nas Mídias Sociais traz uma abordagem fácil sobre como inserir sua empresa nas redes sociais. O livro apresenta ainda um passo a passo para realizar ações de marketing.

2. A riqueza da Nação no século XXI, de Bernardo Guimarães

Ainda segundo a Revista Exame, A riqueza da Nação no século XXI, é o livro mais indicado para quem busca entender o momento econômico pelo qual o país está passando. No livro é possível encontrar esclarecimentos acerca da economia brasileira e a influência dos programas sociais no desenvolvimento econômico empresarial.

3. Feitas para durar: práticas bem-sucedidas de empresas visionárias, Jim Collins e Jerry Porras

Já a revista norte-americana Time, lançou, em 2016, um artigo que reúne os livros de gestão mais importantes das últimas décadas. Dentre eles, destaque para o livro Feitas para durar: práticas bem sucedidas de empresas visionárias. Nele, são apresentados cases de grandes marcas que tiveram a inovação como grande trunfo.


Você pode se interessar por esses posts:

Tecnologia nas empresas: 8 ferramentas para otimizar a gestão do seu negócio

Cinco passos para melhorar a logística de distribuição da sua empresa

Como os processos colaborativos em empresas podem melhorar sua gestão


4. Criatividade SA, Ed Catmull

Ainda pensando na inovação e a relação dela com o sucesso da empresa, Ed Catmull apresenta em seu livro Criatividade SA, trata da construção da cultura da inovação em empresas. A dica é da Revista Exame.

5. Everybody Matters, Raj Sisodia

Em livre tradução, “Todo mundo importa” é um livro que trata da relação com o funcionário. A equipe é parte fundamental de uma empresa de sucesso. Um dos livros sobre administração que você precisa ler para compreender melhor a dinâmica da relação com seus funcionários.

6. The Glass Cage, Nicholas Carr

Na era digital é fundamental que as empresas tenham ferramentas para conseguir suprir as necessidades de seus clientes. Os processos digitais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e isso afeta a relação da pessoa com o seu redor. Esses e outros temas são abordados no livro The Glass.

7. Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa, Eduardo Ferraz

O livro trata principalmente sobre questões de negociação de todas as naturezas. Eduardo Ferraz traz ainda, de forma simplificada, algumas questões que podem surgir no dia a dia da administração de uma empresa.

As dicas de livros sobre administração de empresas são abrangentes e devem ser adaptadas de acordo com a realidade da sua empresa e do mercado onde ela está inserida. É importante sempre tentar ver a administração como um grande guarda-chuva, que engloba várias pequenas áreas.


A Sidicom: 27 anos de história e de desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial. ERP para empresas com gerenciamento de filiais! Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.


ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.