Inovação nas organizações: faça 2017 ser o ano da mudança

por | 9 dez 2016 | Empreendedorismo

O final do ano é sempre uma nova oportunidade para avaliar ações e estimular a mudança de velhos hábitos. Muito se fala em inovação nas organizações, mas pouco se fala em como atingir um nível satisfatório de criatividade para impulsionar os negócios e fazer a diferença.

Um estudo realizado em 2005 pelo Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada (IPEA) com base em pequenas e médias empresas, revelou que negócios que investem em inovação representam cerca de 25,9% do faturamento industrial do Brasil.

Apesar dessas empresas serem apenas 1,7% do número total de indústrias do país, esse número tem muito a nos dizer:quem investe em inovação tem um futuro promissor pela frente. Por sua vez, quem não está preocupado com essa questão tende a ser superado, muito em breve, pela concorrência.

Resolvemos aproveitar a onda de otimismo que cerca o final de ano para estimular a mudança de postura dentro das empresas. Você quer inovar e não sabe por onde começar? Aproveite esse post e inspire-se. Faça 2017 ser um ano revolucionário!

Inovação nas organizações: Estimule a criatividade

Muitas vezes, a criatividade dos funcionários não é estimulada dentro da empresa. Com isso muito se perde, principalmente no que diz respeito à inovação nas organizações. A falta de estímulo da criatividade no ambiente profissional pode fazer com que os colaboradores fiquem acomodados, mesmo no processo das etapas do trabalho. Essa acomodação pode gerar prejuízos a longo prazo, como estagnação e desmotivação.


Você também pode se interessar por estes posts:

Como aumentar a autoconfiança: dicas de sucesso para gestores*

Melhorar o desempenho no trabalho: aprenda a aumentar seu índice de produtividade

Dicas para novos empresários: o que você precisa saber para ter sucesso


Como estimular a criatividade dentro da empresa?

  • espaço para novas ideias e sugestões;
  • Acredite no potencial dos funcionários. Muitas vezes é necessário observar o problema por outro ângulo para encontrar a solução;
  • Incentive o trabalho em equipe. Grupos que trabalham unidos tendem a encontrar soluções mais criativas para diversas situações.

Para descobrir coisas novas, faça diferente

Não é raro encontrar empresas que enfrentam sempre os mesmos problemas e não conseguem solucioná-los. Bom, pode parecer óbvio, mas para obter resultados diferentes, é necessário tentar novas estratégias. Se você insistir nas mesmas técnicas e soluções, é muito provável que tudo mantenha-se inalterado.

Muitas vezes recebemos um sim e não refletimos sobre ele, apenas executamos tarefas no automático. Outras tantas vezes recebemos um não, e não procuramos entender o porquê da negativa. Falta interpretação e sobram incertezas.

É comum que em uma empresa surja por diversas vezes o questionamento: “Por que esse processo é feito desta forma?”. Ao passo que a resposta quase sempre é apenas uma: “Sempre foi assim”.

Para favorecer a inovação nas organizações, é preciso não ter medo de arriscar. Tentar caminhos novos e observar o que está sendo feito ao redor é indispensável para inovar. Aprenda, não só com os erros pessoais, mas com acertos alheios. Aevolução depende do seu envolvimento.

70% e 30%

Mas o que são esses 70% e 30%? Acreditamos que a inovação nas organizações também deve ser gerenciada para que possa ser otimizada. É importante que se dedique sempre um tempo a ela.

Para isso, aqui na Sidicom, surgiu a ideia de investimento de tempo 70% e 30%. Explicamos: 70% do nosso tempo de trabalho é investido com tarefas recorrentes, que precisam ser feitas mensalmente. Por sua vez, 30% do tempo é dedicado para medidas inovadoras, que possam trazer algum benefício para a empresa e para a equipe.

Com essa meta, cada colaborador passa a fazer não apenas o gerenciamento de suas tarefas, mas também de seu tempo disponível. Fazer tudo o que precisa ser feito e, depois, dedicar-se à inovação, é o segredo para revolucionar a gestão da empresa sem sair dos trilhos.

Persistência e foco para obter êxito

Tentar, persistir e focar no objetivo.

Executar a tarefa até o final com sucesso.

Buscar sempre novos caminhos e alternativas.

Esta é uma ótima forma de obter êxito em tudo o que você faz, seja em um projeto pessoal ou profissional.

É claro que muitos empecilhos podem ocorrer durante essa jornada, como problemas na equipe, na empresa ou mesmo na economia mundial. Entretanto, o importante é seguir persistindo para alcançar o objetivo traçado. Até hoje, nenhum vencedor atingiu o êxito desistindo do seu objetivo na metade do caminho.


A Sidicom: 27 anos de história e de desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial. ERP para empresas com gerenciamento de filiais! Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.