Quatro problemas que um programa de controle de estoque pode evitar

por | 17 out 2016 | Gestão Empresarial

Independentemente da área de atuação ou do segmento de uma empresa, ter o controle de estoque e de todos os processos envolvidos na sua logística é indispensável.

Principalmente, para negócios com foco em varejo, indústria e distribuição, que obrigatoriamente precisam que todas as engrenagens funcionem perfeitamente em conjunto.

Se você administra ou trabalha com gestão de empresas, sabe do que estamos falando: o fluxo de demandas é muito complexo e nem sempre é possível ter tudo sob controle sem o auxílio de algumas ferramentas.

Entretanto, nada está perdido, pois existem maneiras efetivas de contornar os maiores problemas que surgem pelo caminho.


Você pode se interessar por:

Nota fiscal eletrônica (NF-e): prepare-se para o fim do emissor gratuito

Mitos e verdades sobre Software de Gestão ERP

Fim das atualizações do emissor gratuito da Sefaz


É claro que você já sabe que o estoque é um dos órgãos vitais do seu negócio. E temos certeza de que você também já sabe da importância de ter controle total de tudo o que está disponível para venda.

Isso não quer dizer que não temos nenhum assunto novo para apresentar. Muito pelo contrário!

Aqui, vamos destacar quatro problemas que podem ser evitados com um programa de controle de estoque. Você quer melhorar a gestão da sua empresa, certo? Então acompanhe nossas dicas valiosas.

Programa de controle de estoque: evite problemas e otimize sua receita

1. Falta de produtos

Não existe nada mais desagradável do que um cliente chegar até o seu estabelecimento e não encontrar algum produto que você deveria ter em estoque. Pega mal e pode passar uma imagem negativa da sua empresa.

Um programa de controle de estoque ajuda a evitar esse problema. Com o Sidicom S4 ERP, é possível criar uma reserva de estoque com base em pedidos de clientes e, ainda, e programar sugestões de compra para quando algum produto estiver com poucas unidades disponíveis.

Esse cuidado possibilitado por Softwares de Gestão ERP evita, por exemplo, que você diagnostique a falta de um produto após a confirmação do pedido por parte do cliente. Afinal, não quer criar nenhum tipo de desconforto na relação com seus consumidores, não é mesmo?

2. Compras em excesso ou sem demanda

Se você faz compras em excesso na sua casa, por exemplo, pode acabar prejudicando o seu orçamento familiar. Desperdício, compra de produtos desnecessários e que não darão conta da demanda mensal.

O mesmo problema pode ocorrer na sua empresa se você não mantiver os olhos atentos aos movimentos do seu depósito.

Um bom programa de controle de estoque evita mais essa dor de cabeça. O sistema pode gerar ordens de compras a fornecedores com base nas faltas e, também, controlar os produtos que estão para chegar.

Ou seja, compras mais assertivas e totalmente baseadas nas movimentações feitas no seu estoque. Em resumo, o sistema possibilitará que você compre apenas o que estiver faltando e, ainda, notificará quando algum produto estiver com pouca movimentação.

3. Produtos ou lotes fora da validade

Aqui, além de evitar situações constrangedoras com clientes, você também livra sua empresa de muitos problemas com órgãos de fiscalização, como a ANVISA. A venda de produtos fora da validade é um assunto sério e resulta em muitos problemas para quem não cumpre as normas vigentes.

Na prática, com um programa de controle de estoque, é possível verificar quais produtos estão mais próximos da validade para priorizar a venda destes, por exemplo. Você não precisa mais perder produtos (e dinheiro) por não ter optado pela comercialização do que já estava no seu estoque há algum tempo.

Com o controle da validade de lotes e de produtos específicos, você ainda pode rastrear tudo o que foi comprado, o que está estocado e até mesmo o que já foi vendido. Isso culmina num maior aproveitamento de suas compras e na consequente melhoria da sua receita.

Menos desperdício e compras mais conscientes.

4. Falta de comunicação entre filiais para aproveitamento de mercadorias

Se a sua empresa ou loja possui filiais, todas precisam estar em constante comunicação.

Pense na seguinte cena: um cliente deseja um produto, mas ele não está disponível na loja. Contudo, verificando no sistema, você identificou que o mesmo produto está disponível no depósito da filial número 5.

Bingo!

Com um programa de controle de estoque, como o Sidicom S4 ERP, você pode remanejar o produto e solicitar que ele seja realocado para a filial na qual o cliente deseja efetuar a compra.

Final feliz: você não perderá mais vendas por não ter o controle do que está disponível para comercialização!

O Sidicom S4 ERP permite que seja feito o controle de estoque em separado por depósitos e filiais, possibilitando que as informações sejam vistas de forma separada ou consolidada. Tudo organizado milimetricamente para facilitar o seu trabalho. 🙂


A Sidicom: 27 anos de história e de desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.


ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.