GESTÃO DE ESTOQUE
PROCESSO DE VENDAS

Seja um fornecedor altamente eficaz e confiável para seus clientes
Ícone Funcionalidades

1- Pedido

Aplicativos de vendas

Você pode utilizar o aplicativo (app) de vendas externas para lançar e controlar orçamentos, pedidos e vendas, para automação de equipes de venda externa. Há uma versão para pré-vendas e outra para pronta entrega, que já faz a emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) e boleto bancário, mesmo sem haver conexão internet no momento.

O aplicativo funciona em qualquer equipamento Android. Os dados ficam salvos nele, permitindo que os cadastros de produtos, clientes, estoque, pedidos, vendas e outros possam ser consultados, além de pedidos e vendas possam ser lançados mesmo sem conexão à internet. Quando houver conexão os dados podem ser sincronizados, isso inclui a atualização de cadastros e a transmissão dos pedidos e vendas registrados no aplicativo.

Entre em contato com o administrador do sistema em sua empresa, ou com o suporte da Sidicom, para saber informações específicas de acesso, instalação e sincronização (comunicação com o ERP S4).

Digitação

Localização no sistema: Pedidos -> Digitação

Nesta modalidade você pode incluir um orçamento ou pedido manualmente. Nesta mesma tela também podem ser modificados ou consultados pedidos já existentes que foram incluídos via digitação ou que tiveram origem no aplicativo de automação de vendas externas ou comércio eletrônico (e-commerce).

Acesso a informações relevantes para a equipe de vendas, tais como histórico de compras do cliente, dados cadastrais, catálogo de produtos, margem de lucro, e muitas outras informações, dependendo das permissões que o usuário tiver.

Recursos para copiar pedidos e produtos de outros pedidos para agilizar a digitação, principalmente para vendas recorrentes.

Recurso para lançar ocorrências de contatos e agenda para compromissos e tarefas, com lembretes de alerta automáticos.

Resumo geral sobre os pedidos: clique aqui

E-commerce

Você pode comunicar o comércio eletrônico (e-commerce) de sua empresa com o ERP S4, pois o sistema de gestão empresarial da Sidicom. Essa comunicação consiste em atualizar o cadastro de produtos, preços e estoque no comércio eletrônico, além de transmitir os pedidos e vendas feitos no e-commerce para o ERP S4 da Sidicom. Consultar com o suporte da Sidicom quais plataformas de comércio eletrônico estão adaptadas.

Entre em contato com o administrador do sistema em sua empresa, ou com o suporte da Sidicom, para saber informações específicas para a sincronização (comunicação do e-commerce com o ERP S4).

Ícone Funcionalidades

2 - Reserva e Separação

Pesagem

Dependendo dos produtos que você comercializa será necessário realizar um processo antes, durante ou depois da separação, no qual  devem ser pesados os produtos para que o estoque seja baixado refletindo a quantidade exata que será entregue ao cliente.

Para isso você pode utilizar o módulo de pesagem de pedidos e informar ao sistema o peso que cada produto ficou no momento da separação física. Isso fica no sistema em “pedidos > pesagem de produtos dos pedidos”.

 

Reserva de estoque

Depois da inclusão do pedido chegou a hora de reservar os produtos no estoque, para isso você deve utilizar a situação “Reserva de estoque” que automaticamente o sistema irá reservar essas quantidades do saldo dos produtos garantindo tais produtos para a entrega ao cliente.
Você pode fazer isso pedido a pedido, na tela de digitação de pedidos (pedidos > digitação de pedidos), ou de forma global utilizando a tela de  “Liberação e emissão de notas” (pedidos > liberação e emissão de notas).

Separação

 

Separação física no estoque
Chegou o momento de fazer a separação física dos produtos no estoque, para tal basta mudar a situação do pedido para “separação”. Você pode fazer isso pedido a pedido, na tela de digitação de pedidos (pedidos > digitação de pedidos), ou de forma global utilizando a tela de  “Liberação e emissão de notas” (pedidos > liberação e emissão de notas). Esta opção de separação emite um relatório com a relação de produtos a serem separados, pedido a pedido, ou com uma totalizadora somando todos os produtos, de acordo com o que estiver indicado na configuração por terminal, aba pedidos.Finalizada a separação você pode seguir com a conferência do pedido ou com a emissão da nota fiscal e posterior expedição.
Vídeo aula: clique aqui

APLICATIVO PARA SEPARAÇÃO DE PRODUTOS NO ESTOQUE
Em vez de fazer a separação dos produtos por meio de um papel impresso sua empresa pode optar por fazer isso através de um APP que conduz o processo de separação de forma ágil e simples.
Vídeo aula: clique aqui

Para realizar a separação no estoque o ideal é fazer isso seguindo uma organização de endereço, existem duas opções para isso no sistema:

Endereçamento simples
Modalidade na qual cada produto tem apenas um endereço no estoque. Para configurar acesse o menu “Cadastros > Produtos > Cadastro de Produtos”, clicar na guia “estoque” e preencher os campos de zona, corredor, prateleira e gaveta.

Endereçamento múltiplo
Este modulo permite que um produto possa estar estocado em mais de um endereço no estoque, e cada endereço tem uma configuração de capacidade em volume e peso. Para configurar acesse o menu “Cadastros -> Endereçamento depósito” e realize a configuração.

 

-VÍDEO AULA, separaçãoclique aqui

 

Ícone Funcionalidades

3- Preparação

Conferência

Para garantir que seus clientes irão receber as mercadorias certas e nas quantidades corretas você precisa ter um processo de conferência de cada pedido antes da liberação para a entrega.
Para isso você deve utilizar o módulo de conferência de pedidos (Pedidos -> Conferência de pedidos), com isso cada pedido será conferido , validando as quantidades dos produtos, se os produtos separados são os contidos no pedido, bem como os lotes de validades.
Aplicando esta prática você não só garante a satisfação dos seus clientes, como diminui drasticamente os problemas de estoque da sua empresa.

Etiquetas de expedição

Como forma de manter as suas entregas organizadas e garantir que a mercadoria será entregue no endereço correto, você precisa utilizar uma identificação visual em cada embalagem que será despachada.
Para isso você pode utilizar o recurso de etiquetas de expedição, onde será possível emitir uma etiqueta para cada volume contido no pedido que será despachado. O sistema oferece vários modelos de etiquetas, basta você escolher o modelo desejado e realizar a impressão.
Com as etiquetas em mãos você deve etiquetar cada volume do pedido, com isso você garante que os produtos serão entregue para o cliente certo no local certo.

Localização no sistema: Pedidos > emissão de etiquetas para expedição

-VÍDEO AULA, etiquetaclique aqui

Ícone Funcionalidades

4- Faturamento

Boletos

Como forma de agilizar e melhorar a comunicação com seus clientes, você pode ao emitir a nota também emitir o boleto. E alem disso pode enviar o boleto em formato PDF, com isso seu cliente receberá além do XML e do DANFE em PDF, os boletos referente a cada parcela oriunda da condição de pagamento informada no momento da digitação do pedido.
Este processo de envio dos boletos em PDF é realizado de forma automática pelo sistema, bastando você sinalizar que deseja executar este processo no módulo de “Cobrança eletrônica ( Menu: Receber -> Cobrança Eletrônica bancária)”

NF-e

Chegou o momento de você emitir a nota fiscal referente ao pedido. Para isso basta utilizar a própria tela de Digitação de pedidos (pedidos > digitação) ou o de Liberação e emissão de notas (pedidos > liberação e emissão de notas).

É necessário que as configurações de emissão de nota estejam definidas, isso fica no sistema em “sistema > configuração por terminal > NF eletrônica”. Alem disso você pode configurar a forma como o danfe é impresso em “NFe > configuração da emissão da NF-e”. Também há diversas opções na configuração do emissor de NF-e da Sidicom, o CliqueNota, que fica na bandeja de aplicativos e configurações na barra de tarefas do Windows.

Depois de emitir a nota você pode seguir com a expedição dos produtos.

-VÍDEO AULA, emissão de nota fiscalclique aqui

-VÍDEO AULA, indicar transportadora e peso dos produtos no pedidoclique aqui

-VÍDEO AULA, relatório de expediçãoclique aqui

NFC-e

No sistema pode ser emitida uma nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e). É o equivalente ao antigo cupom fiscal. Utiliza-se nas vendas de varejo. É necessária uma impressora não fiscal (consultar marcas e modelos que são compatíveis com o sistema S4 da Sidicom).

Existe uma tela específica para registrar as vendas com emissão de NFC-e. Fica em “Vendas > venda balcão NFC-e”. Nesta modalidade o venda é registrada no exato momento da venda, diretamente no caixa. Há uma outra forma, que é a do caixa centralizado, na qual os itens que o cliente vai levar são registrados primeiro no sistema na tela de venda balcão, durante o atendimento de um vendedor ou balconista, por exemplo. Depois disso a venda e fechada no caixa, para concretizar o pagamento e finalizar efetivamente a venda. Na tela do caixa centralizado aparecem todas as vendas que ainda não tiveram o cupom emitido, e o caixa só precisa selecionar qual a venda para emitir o cupom.

A forma de funcionamento dessas modalidades depende das configurações que precisam ser definidas nas telas que estão em “sistema > configuração por terminal > venda balcão nfc-e”.

 

Ícone Funcionalidades

5- Expedição

Entrega própria

Para organizar as entregas é necessário indicar qual o veículo que vai fazer o transporte. Isso é feito no campo “transportadora”. Basta cadastrar os veículos de sua empresa nessa tabela, que fica em “Cadastros > tabelas > transportadoras”.

Para indicar qual é a transportadora de um pedido isso pode ser feito na digitação do pedido, no botão “transportadora”. Há outra tela para fazer isso, que permite indicar a transportadora e ordem de entrega de um grupo de pedidos numa única operação, fica em “Pedidos > modifica transportadora dos pedidos”.

Peso dos produtos nos pedidos: isso pode ser indicado ou calculado na tela de digitação de pedidos, no botão “transporte”. Mas também pode-se configurar o sistema para que o peso seja calculado automaticamente, isso é feito na tela que está em “sistema > configuração por terminal > pedidos”.

 

Para emitir um relatório com a relação das entregas recomendamos usar o relatório que está em “Pedidos > relatório por transportadora”. Verifique todas as opções que existem para encontrar a que melhor se adapta à necessidade.  Também existe um outro relatório, que está em “Pedidos > relatório de pedidos”.

-VÍDEO AULA, indicar veículo que transporta e peso dos produtos no pedidoclique aqui

-VÍDEO AULA, relatório de expediçãoclique aqui

Transportadora

Você chegou na etapa final, agora basta organizar os produtos para a transportadora entregar ao seu cliente.
Neste processo você pode definir uma área do seu depósito para deixar todos os volumes prontos para envio as transportadoras, desta forma você cria uma comunicação visual para todos os envolvidos.

Se precisar emitir um relatório com a relação das entregas recomendamos usar o relatório que está em “Pedidos > relatório por transportadora”. Verifique todas as opções que existem para encontrar a que melhor se adapta à necessidade.  Também existe um outro relatório, que está em “Pedidos > relatório de pedidos”.

 

Para indicar qual é a transportadora de um pedido isso pode ser feito na digitação do pedido, no botão “transporte”. Há outra tela para fazer isso, que permite indicar a transportadora e ordem de entrega de um grupo de pedidos numa única operação, fica em “Pedidos > modifica transportadora dos pedidos”.

Peso dos produtos nos pedidos: isso pode ser indicado ou calculado na tela de digitação de pedidos, no botão “transporte”. Mas também pode-se configurar o sistema para que o peso seja calculado automaticamente, isso é feito na tela que está em “sistema > configuração por terminal > pedidos”.

 

-VÍDEO AULA, indicar transportadora e peso dos produtos no pedidoclique aqui

-VÍDEO AULA, relatório de expediçãoclique aqui