Como fidelizar clientes: descubra o que é sucesso do cliente e como ele pode ajudar a sua empresa!

por | 17 ago 2018 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Descobrir como fidelizar clientes é o pote de ouro dos negócios!

Quem investe na fidelização de clientes fatura mais gastando menos: é a tal da escalabilidade… Você cresce sem que seus custos cresçam na mesma proporção.

Mas você já descobriu a fórmula mágica para saber como fidelizar clientes? Bem, não há fórmula mágica. Mas há métodos para fazer isso acontecer… É por meio do trabalho em cima do seu diferencial competitivo de mercado.

Conheça o conceito por trás de Sucesso do Cliente e entenda o porquê de ele ser um diferencial competitivo em potencial para sua empresa:

Em primeiro lugar, vamos começar salientando que…

Atendimento de qualidade não é diferencial competitivo!

Mas você pode fazê-lo pensando em encantar.

Com empatia pelo seu cliente e entrega ao trabalho que você vai fazer para ele: buscando entregar sucesso!

O que é Sucesso do Cliente?

O termo “Sucesso do Cliente” vem do inglês Customer Success e trata-se de um novo jeito de chamar a retenção de clientes.

O método consiste em entregar ao cliente exatamente aquilo que ele esperava: fazer brilhar o olho com a sua entrega!

Muitos argumentam que Sucesso do Cliente é mais um termo da moda e deu. Acreditam que entregar exatamente aquilo que o cliente espera é um dever de uma prestadora de serviço.

Mas levando em conta um cenário em que, às vezes, nem o próprio gestor da empresa sabe do que é que ele precisa, entregar Sucesso ao seu Cliente pode ser visto como um diferencial, sim.  

Como entregar Sucesso ao meu Cliente?

Regra nº 1 – Você deve jogar no mesmo time do cliente (de verdade)

Para ajudar, você deve fazer com que isso seja um dos pilares da filosofia da sua empresa: vestir a camisa da empresa do cliente.

Você precisa inspirar a sua equipe para ter interesse genuíno no negócio do seu cliente, mergulhar de cabeça na prestação de serviço, para que tudo saia melhor que o esperado.

Encarar tudo isso num espectro amplo: o problema dele é seu problema bem como a vitória dele é sua vitória.

Regra nº 2 – Ajude e, mais do que isso: Queira ajudar!

É uma extensão da regra acima. Você deve buscar entender a raiz do problema enfrentado pelo seu cliente e envolver-se a fundo na busca da resolução.

Se você realmente acredita que o serviço que você presta pode resolver o problema enfrentado pelo cliente, então você deve realmente se dedicar ao trabalho e buscar a solução.

Regra nº 3 – Tenha empatia pelo cliente!

Coloque-se no lugar de quem contratou o seu serviço. Tanto para compreender as dores, limitações de cenário e necessidades quanto para empregar dedicação e empenho na busca das soluções.

Sentir e pensar como o seu cliente é realmente um mecanismo milagroso!

Regra nº 4 – Seja Resolutivo

Encare os problemas e as frustrações do seu cliente de frente.

Inclusive com o seu próprio serviço. Se o cliente disser que seu trabalho não deu resultados ou que está insatisfeito, reaja de forma tranquila e busquem uma solução juntos para qualquer dificuldade ou descontentamento.

Explique que inúmeros problemas, seja do produto ou até do alinhamento entre a equipe dele e a sua podem acontecer, é normal.

O que vai fazer a diferença na relação do cliente com o seu serviço é a experiência que ele terá. Isso inclui uma resolução pacífica de problemas.

LEMBRE-SE a principal regra de todas diz que o sucesso do cliente é o seu sucesso!


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.