Como melhorar processos de gestão: Que o sucesso de sua empresa não dependa de uma pessoa!

por | 9 maio 2018 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Há uma série de pressupostos sobre como melhorar processos de gestão. Um líder de sucesso sabe o quão importante é contar com uma equipe com talentos diversos, pois dessa forma maior será o potencial de resolução de problemas.

A partir disso, reforçamos a ideia de que é FUN-DA-MEN-TAL ter uma boa equipe. Não, você não entendeu: não é uma equipe arrastada por uma figura central (que pode ser um gestor ou um colaborador mais pró-ativo): é uma equipe mesmo. Estamos falando de o quão terrível pode ser para uma empresa ter seu sucesso nas mãos de apenas uma pessoa.

Entenda como melhorar processos de gestão para que o sucesso de sua empresa não dependa de uma só pessoa:  

Quando sua empresa depende de uma pessoa, ela vai mal. Você pode fazer um paralelo com um time de futebol, por exemplo. Com muita frequência, nós vemos times de futebol que dependem de um jogador específico. E quando ele se machuca, fica doente ou algum imprevisto acontece, a equipe fracassa.

E você já  pensou o que vai acontecer no dia que sua empresa depender de uma pessoa só?

(Cuidado para não tomar um 7 x 1 da Alemanha como o Brasil na Copa de 2014…)

1 – Seria um completo desastre

Não é preciso explicar muito, não é? A ausência de processos é um dos principais pontos por aqui… Quando você não tem processos bem definidos, documentados e preferencialmente automatizados, é muito fácil que apenas um colaborador receba o peso de manter a empresa funcionando. Só que, um dia, ele pode não estar presente: pode pedir demissão, pode tirar férias ou ficar doente e entrar em licença… Enfim, ele pode faltar para a empresa. Aí, é o típico desastre anunciado. Toda a organização da companhia vai por água abaixo!   

2 – Sua empresa facilmente ficaria desfalcada

Uma das dicas principais de como melhorar os processos de gestão é: mantenha a sua equipe confiante e motivada! E como fazer isso? Mantendo processos com transparência, de forma que todos saibam o que precisa ser feito e quando. Além disso, você e os que ocupam os principais cargos precisam dar o exemplo, seguindo e cumprindo os processos e prazos. Não é porque você é o chefe que pode fazer valer o “faça o que digo mas não o que faço”! Com processos bem definidos e que são seguidos um desfalque não é algo grave, pois a equipe consegue compensar essa falta.   

3 – Uma equipe diversificada aumenta seu potencial

Para garantir a melhoria contínua dos processos de gestão o ideal é que as pessoas tenham talentos que permitam atuar em mais de uma área. Assim como num jogo de cartas, na empresa é decisivo ter um ou mais coringas!

4 – Uma equipe sem confiança não é nada

Todas as formas de como melhorar os processos de gestão que comentamos aqui serão ineficazes se sua equipe não tiver confiança no trabalho que faz. E como conquistar essa confiança? tenha uma ferramenta que conduza e automatize os principais processos de sua empresa. Adotar um sistema que aposte nesse valor é uma ótima solução.

5 – Sistemas devem ser usados, pessoas não

Não USE seu funcionário. Proporcione uma grande experiência profissional para ele enquanto ele estiver no seu time, crie as condições para que ele possa exercer seus múltiplos talentos. Entenda que você não pode depender dele para processos que poderiam facilmente ser solidificados pela consolidação de uma cultura corporativa sem que uma pessoa precise fazer tudo. Objetos e serviços devem, sim, ser usados. Pessoas não: pessoas podem e merecem mais do que isso. Então, para “usar”, prefira os sistemas de gestão. Se precisar de um ERP, fale com a gente!


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.